ID's

Para ver a ficha individualizada de cada clube, escolha-a na pasta respectiva (separador  Clubes por Distrito), e através do seu ID identificador, acede à ficha.



ID  0003 ID  1450  AQUI
ID  1451 ID  2200 AQUI
ID  2201 ID  2950 AQUI
ID  2951 ID  3950 AQUI
ID  3951 ID 11110 AQUI
ID 11111 ID 12000 AQUI
ID 12001 ID 12230 AQUI



15 comentários:

Francisco Basilio disse...

Boa Noite,

Excelente trabalho. Existe alguma razão para a numeração não ser seguida?

Atentamente,
Francisco

victor sousa disse...

a recolha de dados foi guardada e tratada no Acess, e os ID's são gerados automaticamente pelo programa. Usualmente seguidos,mas a elaboração do painel de cada clube pode ter eliminações, e então a numeração salta. Estes saltos são na sua maioria consequência dessas circunstancias.

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo árduo trabalho de pesquisa e de aglutinação dos dados, o que decerto demandaram largo espaço de tempo e dedicação. Já agora gostava de elucidar uma dúvida : qual o critério utilizado pelo autor para eleger o equipamento principal de cada clube ? Relatos de integrantes, dos médias ou de ex-dirigentes de cada agremiação ? Dados obtidos das federações locais ? Informações fotográficas dos arquivos da imprensa regional ? Publicações oficiais das colectividades ? Uma mixórdia de todas estas opções ? Porque encontrei algumas discrepâncias com o que poderia ser considerado o equipamento tradicional de alguns emblemas. A exemplificar : o Estrela da Amadora tradicionalmente equipou com a farda presenteada pelo brasileiro Fluminense FC - ás riscas grenás e verdes intercaladas por brancas mais finas -, mas no entanto o equipamento aqui representado está com o vermelho no lugar do grenat e com um design usado somente na derradeira passagem do clube pela I Liga; o mesmo poder-se-á dizer do FC de Penafiel, que jamais equipou às riscas(fê-lo, pela primeira vez em toda a sua história, na transacta temporada, 2014/2015), sendo conhecido pela sua camisola toda encarnada em conjunto com os calções pretos; o Elvas CAD desde tenra idade equipou à Boca Júniors argentino(camisola azul com barra amarela), somente usando o equipamento à Estoril, aqui representado, em escassas ocasiões; o Desportivo de Chaves joga à barça azul e grenat, e não com o azul e vermelho; para referir apenas a clubes que alcançaram a ribalta da Primeira Divisão, pois há outras dúvidas em colectividades de menor expressão.
Devo ressalvar que não tenho a pretensão de apontar falhas no vosso vasto e laborioso trabalho, que, além de ímpar na magnitude em que se apresenta, não há dúvidas de que a maior parte das informações nele contidas tem a sua integridade assegurada. Mesmo instituições oficiais, como a Associação de Futebol de Lisboa, são capazes de incorrer em equívocos, por qualquer razão, como o de descrever, em seu site oficial, o Estrela da Amadora como equipando à Vitória de Setúbal, ou o Estoril-Praia como tendo como suas cores oficiais o branco e o amarelo.
Somente gostava do esclarecimento com a intenção de perceber melhor a metodologia da pesquisa - se era pretendido representar o equipamento oficial apenas de momento, o tradicional e de maiores aparições ou histórico ou apenas o possível de se apurar ante escassas referências. Desde já obrigado pela sua disponibilidade. Cumprimentos/Francisco Tavares.

Dragão disse...

Muitos parabéns por este trabalho exaustivo e de enorme qualidade! É com contributos como este blog que se perpetua a história e a memória do futebol português!

Cumprimentos

Márcio

victor sousa disse...

Chagar aos equipamentos, foi uma aventura. Muitas vezes, nem os locais sabem quais elas são!
O ponto de partida é saber as cores oficiais do clube. A partir daí o equipamento só pretende relevar isso. Quanto ao design, são os contributos que se vão recolhendo, que ajudam a conhecer o percurso da imagem dos clubes.
Mas deixe-me dizer que já vi o Penafiel, há muitos anos, usar camisolas listadas. De vermelho e preto.

Dragão disse...

O Sport Clube da Cruz Quebrada aparece duplicado. Aparece no código 11309 e também no 10929. Neste último, segundo a sua listagem distrital deveria estar os sintrenses do Futebol Clube Alvarinhos. Se possível esclareça-me a dúvida. Obrigado e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

Cumprimentos

Dragão disse...

Na AF Madeira falta a equipa da Associação Desportiva Cultural e Recreativa Bairro da Argentina do concelho de Câmara de Lobos. Cumprimentos.

victor sousa disse...

Realmente havia uma falha. Já corrigida, e as desculpas ao Clube.

victor sousa disse...

O Sport Cruz Quebrada ocupava, indevidamente, 2 lugares. Foi erro na elaboração dos PDF's, já corrigido.
Já agora, e se disso tiver conhecimento, diga-me qual o recinto que o Alvarinhos usava.

Dragão disse...

Infelizmente desconheço qual o recinto utilizado pelo Alvarinhos. Penso que falta fazer referência à equipa B do Odivelas que esteve presente na AF Lisboa, pelo menos, em 2004/2005.

Dragão disse...

O Leverense aparece duplicado. Aparece no código 989 e também no 992. Neste último, segundo a sua listagem distrital deveria estar Sport Clube Nun Álvares.

victor sousa disse...

está corrigida a duplicação do Leverense

Curioso da bola disse...

Bom dia.
Estive a dar uma vista de olhos neste seu trabalho e só lhe posso dar os parabéns ! É um trabalho inédito e de grande qualidade, que lhe terá dado muitas dores de cabeça. Como é uma matéria que gosto fiquei a saber muito mais do que sabia (também não era muito, comparado com esta quantidade de informação). Sei que é uma matéria que faz despender muito tempo e dinheiro, por isso, só quem tem gosto por isto é que o poderia fazer.
Como é lógico, ainda falta alguma informação porque no nosso país nunca houve o cuidado de guardar informação para o futuro. Também é lógico que, com a quantidade de informação aqui colocada, existam falhas. Isto não é nenhuma critica, mas a constatação de um facto que é natural pelo que escrevi antes. Posso dizer-lhe que o emblema do Glória FC de VRSA é preto e branco, não é verde e branco. O emblema da CUF de Lisboa era igual ao da CUF do Barreiro, não é aquele que colocou. O emblema do Rua Nova FC, actual CD Olivais e Moscavide. era igual a este apenas com a troca das respectivas iniciais. Do pouco que sei espero ter contribuído para aumentar a informação aqui contida. Continuação do excelente trabalho, cumprimentos.

Curioso da bola disse...

Nesta 2ª parte do meu comentário, e sem pretender diminuir o seu excelente trabalho ou pretender saber mais que o Senhor, gostaria de chamar a atenção para algumas situações que não concordo:
Parece-me que considera as equipas "B" como clube na soma total. Isso não é correcto porque, como o próprio nome indica, são equipas não são clubes. Isto faz com que o SLB, SCP, FCP contem como 2 clubes cada qual. O Marítimo do Funchal até já teve equipa "C", o que pode ser considerado um 3 em 1. Ora, isto adultera o total dos clubes.
Outra situação idêntica é a das mudanças de nomes. Parece-me que também considera como clube cada nome diferente utilizado por um clube. No caso do CD Olivais e Moscavide também será um 3 em 1. O clube já se chamou Rua Nova FC, CD Olivais e CD Olivais e Moscavide. A minha sugestão era para que coloca-se todos numa só folha com as devidas alterações. Assim, para além de alterar o número de clubes no total, também obriga o leitor a procurar onde estão as outras folhas do clube.
Outra situação, é que faltam neste trabalho os clubes do Ultramar que participaram na taça de Portugal. Sem estes clubes não está totalmente coberta a presença de todos os clubes que participaram nas provas Nacionais.
Por fim, parece-me que não incluiu os clubes que participaram nos campeonatos distritais que disputavam a chamada "promoção". Pelo que me apercebi, não considera esta prova como sendo um campeonato distrital. Penso, que é errado não o considerar porque, efectivamente, eram provas distritais oficiais. Geralmente, esta designação era atribuída à divisão mais baixa e o seu vencedor disputava a passagem com o último classificado da divisão acima, como o Senhor sabe. Não considerando esta prova ficam ainda em falta vários clubes no seu trabalho. É certo, que são os mais difíceis de obter informação porque eram clubes populares que apareciam apenas 1 época e desapareciam, mas também estiveram no futebol oficial.
Como lhe disse antes, a minha pretenção é apenas a de contribuir para a melhoria do seu trabalho e não para o diminuir. Como é lógico, o Senhor é o criador deste excelente trabalho e tem as suas ideias, mas as contribuições dos leitores podem ajudar (ou não) a melhorar o trabalho.
Gostaria ainda de dar uma sugestão, que não sei se seria possível de realizar, mas que facilitaria muito a orientação da pesquisa dos clubes (na minha opinião), que seria a de fazer as ID's por associações distritais. Assim como tem as listagens dos clubes poderia fazer o mesmo com os ID's, cada um dedicado a uma associação distrital.
Outra sugestão, seria que, cada vez que fizesse alguma alteração num clube, publicasse essa situação para que os leitores ficassem a par das novidades. Caso contrário torna-se muito difícil saber se o Senhor conseguiu novos dados desses clubes.
Já vai longo este meu comentário e, como disse anteriormente, o meu intuito é o de contribuir positivamente para o seu trabalho. Cabe ao Senhor ver se dá para aproveitar alguma das minhas sugestões.
Continuação do excelente trabalho, cumprimentos.

CrispX disse...

Falta o Passarinhos da Ribeira, Praia Matosinhos e o GDC Lisbonense do campeonato de Amadores de 2005/2006. Existe o site do passarinhos da ribeira no zerozero.pt, mas se usar-mos o site wayback machine podemos ver algumas equipas na tabela que não estão na lista.
Obrigado pela database! Continuem assim!